top of page

Sobre

Catapoesia é um projeto de escrita, de leitura e de educação patrimonial que reúne coletivos de jovens para editar livros com capa de papelão. Esse iniciativa cultural iniciou-se em 2009 e até o ano de 2014 editou trinta e cinco livros com temáticas diversas: memória, cultura popular, comunidades tradicionais, poemas, mitos, lendas e narrativas, além de vídeos e de áudios. O processo para a produção de um livro passa pela coleta de histórias locais e orais, de memórias, de saberes e de fazeres das comunidades onde o projeto acontece, o que gerou um acervo de registros escritos, fotográficos e fílmicos. A partir daí, surgiu a demanda de inventariar esses livros a fim de salvaguardar o material coletado e disponibilizá-lo socialmente para que seja fonte de pesquisa e de conhecimento.

Toco Pequi, Manoel do Norte e Coletivo Loucos por Memória

Cultura Popular

 

Catapoesia contribui para o fortalecimento das manifestações culturais expressas nas ações do povo em suas formas de criar, fazer e viver. Isso engloba tanto a linguagem com que as pessoas se comunicam, contam suas histórias, fazem seus poemas, quanto a forma como constroem suas casas, preparam seus alimentos, rezam, fazem festas. Enfim, suas crenças, suas visões de mundo, seus saberes e fazeres que são um processo dinâmico de trasmissão, de geração a geração, de práticas, sentidos e valores, que se criam e recriam (ou são criados e recriados) no presente, na busca de soluções para os pequenos e grandes problemas que cada sociedade ou indivíduo enfrentam ao longo da existência. As pessoas de cada grupo social compartilham histórias e memórias coletivas, ou seja, estão ligadas por um passado comum e por uma mesma língua, por costumes, crenças e saberes comuns, coletivamente partilhados. Registrar em meios gráficos e audiovisuais essas memórias contribui para fortalecer a noção de pertencimento dos indivíduos a uma sociedade, a um grupo ou a um lugar, contribuindo para a ampliação do exercício da cidadania e para a melhoria da qualidade de vida. Em consonância à Constituição Federal de 1988, artigos 215 e 216, que reconhece a existência de bens culturais material e imaterial, o projeto Catapoesia colabora para o registro e o inventário dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Os livros são um importante documento que visa dar suporte a esses grupos divulgando suas práticas e apoiando iniciativas de preservação. A ideia é que se construa uma consciência e um respeito por tudo aquilo que precisa ser preservado para que o bem continue a existir e, ao mesmo tempo, que se explore o potencial desse bem cultural para o desenvolvimento da comunidade e para a melhoria da vida das pessoas.

Depoimentos

"Uma coisa que eu gosto é aproveitar a palavra."

Seu João - Matição

Alguns conceitos

Inventário

Inventariar é uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. Para realizar um inventário é necessário um olhar ao redor dos espaços de vida, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural local. Entre os elementos que constituem a cultura de um lugar, alguns podem ser considerados patrimônio cultural. São elementos tão importantes para as pessoas que adquirem o valor de um "bem" - um bem cultural - e é por meio deles que o grupo se vê e quer ser reconhecido pelos outros.

Patrimônio Cultural

O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão muito presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações. São os bens culturais que ligam as pessoas a seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas. São os bens que se quer transmitir às próximas gerações. Ele liga as pessoas e é sempre algo coletivo: uma história compartilhada, um lugar que todos acham importante, uma festa que todos participam ou qualquer coisa em torno da qual muitas pessoas de um mesmo grupo se identificam.

bottom of page