top of page

Fórum Nacional de Museus

 

 

O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus – PNM e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasile iros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus – SBM.


Em sua 6ª edição, o FNM contou com a parceria da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura para abordar o tema Museus Criativos por meio de conferências, painéis, minicursos, apresentações de comunicações coordenadas, grupos de trabalho temáticos, reuniões de redes e de sistemas de museus. Paralelamente às atividades do FNM ocorreram também a Teia da Memória, o Encontro Nacional dos Pontos de Memória e iniciativas de memória e museologia social do Brasil, a revisão do P lano Nacional Setorial de Museus – PNSM e o encontro do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM.

 

A abertura do evento contou com a presença da ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, paraense nascida na Ilha de Marajó, que destacou a importância da realização da primeira edição do evento na região Norte do país, uma demanda antiga dos gestores culturais e museólogos da Amazônia.
Com a finalização das atividades, o evento trouxe resultados positivos para o campo museal, bem como novas diretrizes:

- Carta de Belém: elaborada pelos participantes do PNEM, estabelece os princípios norteadores da Política Nacional de Educação Museal e solicita um novo encontro nacional para o segundo semestre de 2015.


- Revisão do Plano Nacional Setorial de Museus: o PNSM passou por sua primeira revisão realizada pelos participantes do FNM que se reuniram em oito grupos de trabalho para elaborar indicadores sobre as diretrizes do Plano. Os resultados dos GTs foram apresentados e aprovados pelos participantes no encerramento do Fórum.

 

- Cadastro Nacional de Museus – CNM: lançado em 2006, o CNM é uma ferramenta de busca de museus (por nome, unidade da federação, município, natureza administrativa e tipologia de acervo), bem como de quantificação do número de museus por região. Durante o FNM foram distribuídos cadernos de divulgação do questionário da primeira Pesquisa Anual de Museus, que servirá como aporte para a nova base de dados do CNM. Essa pesquisa visa contribuir para a construção de um diagnóstico do campo museal e subsidiar o planejamento de políticas públicas nesse setor. A Pesquisa Anual de Museus 2014 está disponível até o dia 12 de dezembro de 2014.

- Contagem de Público: a partir da base de dados do Cadastro Nacional de Museus será realizada a convocação para o envio da contagem de públicos das instituições museológicas. De acordo com a Resolução Normativa nº 3, publicada no dia 21 de novembro de 2014, os museus brasileiros terão a obrigatoriedade de informar o quantitativo anual de visitação ao órgão federal. Essa resolução estabelece que todos os museus brasileiros – públicos e privados – deverão preencher o questionário no qual serão informados dados básicos sobre cada instituição, o total de visitantes no ano de referência (ano anterior à coleta de da dos) e a técnica utilizada para a contagem de público. Durante o FNM, o Ibram realizou uma campanha destacando a importância do levantamento quantitativo anual de visitação, que pode ser conferida nesse vídeo explicativo: Museus & Públicos: Contagem. O questionário estará disponível a partir de 2 de fevereiro de 2015, no portal do Ibram.

 

O próximo Fórum será sediado em 2016 no Rio Grande do Sul - o estado ganhou de São Paulo por meio de uma seleção por votação realizada pelos participantes do evento.

bottom of page