top of page

Semanário                  

Mostra Coletiva

Pedro Costa

 

A I Mostra Coletiva dos Pontos de Memória "Trilha Verde da Maria Fumaça" e "Recordança" aconteceu em Monjolos durante o feriado do Trabalhador, em 1º de maio. Foram quatro dias de intercâmbio de experiências com a participação de escolas municipais e estaduais, além da comunidade e de turistas presentes na cidade para a Festa do Trabalhador. O projeto Catapoesia e o Recordança caminharam juntos durante a Mostra.

Mandala

Henrique de Mattos Costa

 

A forma circular tem acompanhado todas as atividades formativas da ONG Trilhas da Serra. Seja por meio da dança, da pintura e da construção de mandalas, do desenho e da confecção de paineis, a ideia de integração, cooperação, visibilidade, energia e respeito ao próximo vão sendo construídas ao longo das vivências. Assim aconteceu durante a demonstração para os jovens do Coletivo "Unidos pelo Cerrado" de como se constrói uma mandala com elementos da natureza, como jogar pedrinha nas águas do rio.

Educação Patrimonial

Solange Sol

 

13ª Semana de Museus

 

A parceria estabelecida entre o Ponto de Cultura “Loas” e o Ponto de Cultura “Trilhas de Cultura e Meio Ambiente” foi o tema abordado pela ONG Trilhas da Serra durante a 13ª Semana de Museus, no mês de maio. Com o tema “Museus e Sustentabilidade”, a coordenação achou pertinente falar da comunidade tradicional do território indígena Xakriabá, em São João das Missões, Minas Gerais a fim de conscientizar os jovens sobre o modo sustentável de vida das comunidades indígenas. Foram exibidos vídeos, expostos objetos e fotos, todos presenteados nas idas da coordenadora Solange durante os oito meses da parceria. O processo de produção do livro “Homenagem ao Sr. Elifa” foi o objeto das palestras. As crianças encantaram-se com as histórias da “Onça Iaiá”, com o método artesanal de tecer a esteira de palha de buriti, com os artesanatos e com as tintas. Também assistiram ao vídeo “Panha do Pequi”, enviado pelo Joel durante o mês. Pela exposição passaram mais de 500 jovens que interagiram com a proposta e empoderaram-se com os conhecimentos adquiridos.

O diálogo permanente que está implícito nests processo educacional estimula e facilita a comunicação e a interação entre os jovens e a instituição, fortalecendo  o estudo dos bens culturais, possibilitando a troca de conhecimentos e a formação de parcerias para a proteção e valorização desses bens.

 

bottom of page